Muitas pessoas não gostam do alho, seja pelo seu cheiro, textura ou sabor exótico, porém este ingrediente natural pode desempenhar papel importante para a sua saúde.
Confira 7 benefícios das propriedades milagrosas do alho que farão você mudar de ideia sobre essa planta herbácea!
1. O alho diminui os níveis de colesterol
Vários estudos publicados em 2012 confirmaram os efeitos do alho no colesterol. Os médicos formaram dois grupos de cobaias, um ingerindo alho e o outro um placebo.
Como resultado, o alho reduziu o nível total de colesterol no corpo e diminuiu o nível de triglicerídeos no sangue dos voluntários.
Em outros estudos, o alho demonstrou ser eficaz no controle do colesterol ruim (LDL), quando consumido entre 3g e 10g por dia, durante 4 meses.
2. O alho diminui o risco de câncer
Graças ao seu alto teor de elementos de enxofre, o alho é capaz de limitar o número e a multiplicação das células cancerosas.
Um estudo nos anos 90 demonstrou uma redução de 30% no risco de câncer colorretal. Foi apontado também que o alho possui propriedades que podem prevenir o desenvolvimento de câncer de estômago, cólon, esôfago, pâncreas e mama.
Isso provavelmente se deve ao seu conteúdo de compostos antibacterianos, à capacidade de inibir carcinógenos, reparar DNA e reduzir o crescimento celular e, finalmente, matar células cancerosas.
3. O alho é um poderoso antioxidante
Além de ser rico em vitaminas A, B, C, D e E, cálcio e potássio, o alho possui antioxidantes. Com isso, ele desacelera o processo de envelhecimento da célula, estresse e doenças neurodegenerativas.
4. O alho é eficaz contra a diarreia
O alho tem propriedades antimicrobianas e o seu consumo ajuda a combater uma bactéria chamada Campylobacter jejuni, que causa diarreia.
Quando o alho é esmagado, um composto químico, dissulfeto de dialila, é expelido, o que ajuda a combater as bactérias. Uma vez no corpo, as substâncias contidas no alho tendem a purgar nosso sistema digestivo.
5. O alho é uma arma na infecção do trato urinário
O extrato do alho pode atuar como uma poderosa arma contra bactérias resistentes a medicamentos que causam infecções do trato urinário.
Em um estudo, 56% de 166 cepas de bactérias isoladas de áreas infectadas não puderam ser superadas com antibióticos conhecidos, mas até 82% delas foram tratados com extrato de alho cru.
6. O alho impede o endurecimento de vasos sanguíneos importantes
Uma dose diária de alho pode ajudar a prevenir o endurecimento severo da aorta, a artéria mais importante que drena o sangue oxigenado do coração, de acordo com um estudo dos Estados Unidos.
No estudo em questão, pesquisadores descobriram que comer alho tem um efeito positivo em todo o sistema vascular, graças ao efeito do alho no endotélio, que é o tecido que cobre o interior dos vasos.
O alho faz com que esse revestimento especializado secrete compostos que dilatam os vasos e tornam a aorta mais flexível.
O estudo observou também que, especialmente com a idade, o poder anti-aterosclerótico do alho fica mais potente. Isso evita danos ou outros órgãos, decorrentes da esclerose aórtica.
7. O alho reduz a pressão alta
Consumir alho regularmente reduz a pressão arterial, de acordo com um estudo da Universidade do Alabama em Birmingham.
Isso se deve ao efeito protetor do tempero do alho está relacionado à produção de sulfeto de hidrogênio, que relaxa os vasos e todo o processo é resultado da interação dos ingredientes do alho com os glóbulos vermelhos.