As razões pelas quais as pessoas escolhem jejuar são múltiplas. Seu jejum pode ser projetado para fazer você perder peso ou desintoxicar ou fazer parte de uma prática espiritual. Quaisquer que sejam suas razões, enfrentar e superar um jejum pode não ser fácil. Não tenha medo, no entanto, com a preparação, determinação e cuidado certos, você será capaz de atingir seu objetivo.
Índice
Prepare-se para o Jejum
Antes de iniciar um jejum, é sempre bom consultar um médico. Mudar drasticamente sua dieta terá efeitos significativos em seu corpo, especialmente se você está sofrendo de alguma patologia latente que pode piorar com o jejum (por exemplo, diabetes). Qualquer que seja seu estado de saúde, é sempre aconselhável consultar seu médico antes de iniciar o jejum.
- Muitas pessoas decidem jejuar por razões religiosas, em vez de tentar perder peso, desintoxicar ou recuperar sua aptidão física. No entanto, deve-se notar que todas as religiões, incluindo o Islã, o catolicismo e o judaísmo, permitem uma exceção a todos aqueles cuja saúde não permite o jejum.
- Se o seu médico não recomendar o jejum, converse com seu líder espiritual. Juntos, você pode escolher uma prática diferente com a qual demonstrar sua devoção sem prejudicar sua saúde.
Antes de tomar o jejum, hidrate seu corpo adequadamente. Sem ingerir alimentos, o corpo humano parece capaz de sobreviver por semanas, ou em um caso documentado, mesmo por meses, mas sem água, ele entrará em colapso rapidamente.Sendo constituído por cerca de 60% de água, para funcionar, nosso corpo e todas as células dele precisam dele consideravelmente.Sem água, a maioria das pessoas morreria em três dias.Existem formas significativas de jejum, mas em todo o caso a água nunca deve ser completamente negada. Durante o mês do Ramadã islâmico, os crentes são proibidos de beber água por longos períodos de tempo, mas seja qual for a sua forma de jejum, é importante preparar seu corpo para uma deficiência nutricional “super-hidratando” antecipadamente.
- Durante os dias que antecedem o jejum, beba bastante água regularmente. Além disso, antes da última refeição antes do jejum, tome pelo menos 2 litros de líquidos hidratantes.
- Para não arriscar desidratar o corpo, evite também alimentos muito salgados ou com alto teor de açúcar, como lanches doces e salgados e fast food.
Escolha alimentos ricos em carboidratos.O próprio termo “carboidrato” significa “carbono rico em água”. Ao contrário das proteínas e gorduras, os carboidratos se ligam à água e permitem que o corpo permaneça hidratado por longos períodos de tempo. Essa qualidade é muito importante ao se preparar para um jejum. Durante as semanas anteriores, tome grandes doses de alimentos ricos em carboidratos para que seu corpo possa manter suas reservas de água apertadas: Pão e massa preparados com farinhas multigrãos, integrais e diferentes tipos de cereais;
- Legumes ricos em amido (batatas, pastinaga);
- Legumes (alface, brócolis, aspargo, cenoura);
- Frutas (tomates, morangos, maçãs, bagas, laranjas, uvas e bananas).
Dicas
- Se você se sentir fraco e incapaz de continuar o jejum, é melhor tomar alguns goles de água e comer alguma coisa, dependendo do jejum ou de qualquer outra razão religiosa. Se você é judeu e se sente mal durante o jejum, peça conselhos a um rabino competente, pois as escrituras não permitem que você o interrompa (a menos que em certas circunstâncias).
Avisos
- Você nunca deve jejuar em uma gravidez estabelecida ou presumida.
- Sua vida é mais importante do que um jejum, e muitas religiões concordam. Se você começar a sentir-se fraco, com fome, com sede e exausto, tome líquidos para hidratar seu corpo, coma alguma coisa e procure um médico.