A ficção científica é um dos géneros favoritos de muitas pessoas ao redor do mundo, seja pela perspectiva futurista dos fatos e cenários apocalípticos repleto de inovações tecnológicas, ou simplesmente pela boa história e personagens que caem no gosto popular.
Apesar de muita imaginação e fantasia, muitas previsões de invenções e eventos de autores de obras de ficção científica, acabaram se tornando tornaram realidade ao longo dos anos.
Confira 5 profecias de ficção científica na literatura que se tornaram realidade:
Índice
1. Olhando para trás: 2000-1887, de Edward Bellamy
Este romance é uma visão da utopia do ano 2000. No enredo, um homem pertencente ao século XIX viaja para o século XXI, onde descobre que o mundo é um lugar tranquilo cheio de shopping centers e cartões de crédito, que naquela época não existiam na realidade.
2. Ralph 124C 41+, de Hugo Gernsback
Este foi o primeiro livro de ficção científica a discutir o conceito de radar e videofone. Ou seja, Hugo Gernsback estava escrevendo sobre videochamada em 1911, antes mesmo da existência da televisão.
É incrível pensar que o radar foi inventado em 1933, mas Gernsback descreveu detalhadamente a detecção de objetos por meio de ondas.
3. Neuromancer, de William Gibson
Neuromancer previu uma rede mundial de computadores e troca de informações em um momento em que os computadores pessoais ainda eram um conceito novo.
A obra assumiu que a Internet era uma cidade maluca na qual poderia se tornar uma realidade virtual.
4. Stand on Zanzibar, de John Brunner
Stand on Zanzibar é um romance praticamente profético. Foi escrito na década de 1960 e se passa no futuro de 2010.
Na obra, os carros são elétricos, Detroit vive caos financeiro, a música favorita é a eletrônica, os Estados Unidos são atormentados por tiroteios em escolas, os jovens se comunicam virtualmente e o líder dos Estados Unidos é o presidente Obomi.
5. Da Terra à Lua, de Júlio Verne
Nessa ficção científica, Júlio Verne previu o pouso na lua em 1800, incluindo o custo do lançamento, a quantidade de força necessária para impulsionar o foguete para o espaço, o material da cápsula e até mesmo o local de lançamento: Flórida.
A única coisa que ele se equivocou é que o foguete foi disparado de um canhão gigante.
Achou esse artigo interessante? Se sim, compartilhe ele em suas redes sociais.