Com a crescente crise climática e o surgimento de outras condições desfavoráveis para o planeta terra, pesquisadores estão cada vez mais, procurando meios alternativos de produção de energia, alimentos e agora até de clara de ovo.
E isso pode ser bastante animador, principalmente para os defensores dos direitos dos animais, que pregam o fim da criação de galinhas para produção de ovos.
Índice
A criação inovadora de uma startup finlandesa
A startup finlandesa, Onego Bio, desenvolveu um método de criação da clara de ovo de forma sintética, sem a necessidade de galinhas.
A missão da startup é produzir claras de ovos, reduzindo a zero o sofrimento dos animais e reduzindo o impacto ambiental da pecuária.
Isso seria possível graças à produção de ovalbumina, em laboratório. Esta é a proteína contida na clara do ovo.
A produção da clara de ovo sem a participação de galinhas
O processo de obtenção de clara de ovo, sem a necessidade de possuir ovos e galinhas, é semelhante ao testado para a produção de carne sintética.
Esse processo utiliza microrganismos, Trichoderma reesei, que sintetizam moléculas proteicas complexas através de processos de fermentação.
Segundo a Onego Bio, ficou claro com as pesquisas realizadas, que não será possível atender às necessidades alimentares, mantendo os processos de produção de alimentos inalterados. Daí a ideia de usar a fermentação para a produção de ovos.
Na prática, o material genético da ovalbumina é introduzido nos Trichoderma reesei, para produzir a proteína.
Assim, micróbios adequadamente alimentados começam a produzir ovalbumina em vez de sua própria proteína.
Essas proteínas são então coletadas e processadas em pós, que podem ser usados na indústria alimentícia ou como suplementos proteicos.
Durante todo o processo, as galinhas não são utilizadas, porque o material genético inicial vem do banco de dados genético e não das aves.
O investimento da startup no projeto é avaliado em mais de 10 milhões de euros.
Seria uma boa alternativa, para os ovos de galinha, não?