Uma arraia de 300 quilos e 4 metros de cumprimento, foi capturada por um pescador cambojano, no dia 13 de junho, nas águas do rio Mekong, na província de Stung Treng.
A descoberta foi anunciada na segunda-feira (20) pelo “Wonders of the Mekong”, um projeto de pesquisa de cientistas americanos e cambojanos.
Segundos os cientistas, esta gigantesca arraia que pesa o dobro de um gorila médio, é o maior peixe de água doce já registrado ao longo da história.
O recorde anterior pertencia a um bagre do Mekong que pesava 293 kg e que foi descoberto em 2005, na Tailândia.
Índice
A arraia gigante que impressionou os cientistas
Batizada de Boramy, que significa “lua cheia” na língua khmer, por causa de sua forma arredondada, a arraia fêmea foi libertada depois que um implante eletrônico foi colocado para estudar seu comportamento e seus movimentos.
“É uma criatura impressionante e é um exemplo das maravilhas do Mekong. É uma maravilha da natureza”, relatou a bióloga Dana Lee, da Wonder of the Mekong, em um vídeo publicado no perfil do Facebook do projeto ambiental.
“Em 20 anos de pesquisa (…), é o maior peixe de água doce que já encontramos ou que foi documentado em todo o mundo. Esta é uma descoberta absolutamente incrível “, disse Zeb Hogan, diretor do “Wonders of the Mekong”.
O rio Mekong
O rio Mekong se destaca por sua rica biodiversidade ao longo de seus 4.880 quilômetros de extensão.
Esta maravilha da natureza, é considerada o oitavo rio mais longo do mundo, que passa pela Birmânia, Camboja, China, Laos, Tailândia e Vietnã.
No entanto, a crescente contaminação das suas águas, a sobrepesca e a construção de inúmeras barragens ao longo do seu percurso, colocam em risco a conservação deste valioso ecossistema.