É muito importante saber os sintomas de um soropositivo HIV. Já que há muito tempo, o HIV e outras DSTs, deixaram de ser vistas como doenças exclusivas de viciados em drogas, homossexuais e prostitutas.
Na verdade, nenhum tipo de ser humano passa ileso dessas doenças, ao fazer sexo desprotegido, e muitas pessoas nem mesmo sabem que estão com o vírus do HIV, no corpo, podendo passar vários anos sem sentir nenhum sintoma grave.
No entanto, uma pessoa pode viver com o HIV por dez anos, sem saber e infectar outras pessoas.
Índice
Como costuma ocorrer a infecção por HIV?
Quando ocorre a infecção por HIV (infecção primária), aproximadamente 70% das pessoas podem ter alguns sintomas muito inespecíficos que podem aparecer entre 2 a 4 semanas após a infecção, que é o tempo que leva para o vírus se estabelecer no sistema imune.
Esses sintomas desaparecem sem mais delongas e podem durar de 2 a 3 semanas. Portanto, os sintomas da infecção primária pelo HIV, se houver, nunca aparecem no dia seguinte a uma prática sexual desprotegida, nem mesmo dois ou três dias depois.
Quais são os sintomas de soropositivo HIV?
Aqui estão 10 sinais que podem servir como um sinal de alerta para uma infecção por HIV:
1. Dor de cabeça intensa
50% das pessoas infectadas pelo HIV apresentam enxaqueca como sintoma. Para 27% delas, essas dores de cabeça tornam-se crônicas e intensas.
2. Dor de garganta
Uma dor de garganta persistente pode ser um indicador precoce de infecção pelo HIV.
3. Erupções cutâneas
Várias erupções cutâneas podem aparecer em pessoas infectadas com HIV, como bolhas, espinhas vermelhas e herpes.
4. Fadiga constante
Você leva um estilo de vida normal e ainda assim se sente cansando constantemente ao sair da cama e se envolver em alguma atividade? Pense em quanto tempo isso está acontecendo.
As razões para isso podem ser várias, entre elas está a sobrecarga do sistema imunológico, típica do HIV.
5. Febre alta
Os infectados por HIV podem ter uma febre alta que não responde aos medicamentos usuais. Se isso acontecer, procure imediatamente um hospital de emergência.
6. Formigamento e fraqueza nas mãos
Pacientes com o vírus há muitos anos queixam-se desses sintomas. A causa da dormência nas mãos, pode muito bem ser um problema de diabetes, mas, ao testar o açúcar no sangue, também vale a pena pedir um diagnóstico de HIV.
7. Inchaço dos gânglios linfáticos
Cerca de 67% das pessoas com HIV notam inchaço dos gânglios linfáticos. Isso geralmente acontece no pescoço, sob os braços e na região da virilha.
8. Perda de peso incomum
A perda súbita de peso nas pessoas infectadas pelo HIV fica muito mais evidente com a progressão da doença.
Portanto, se o seu peso estiver mais baixo do que o normal e você anda se alimentando bem, faça o teste de HIV.
9. Tosse persistente
A tosse de uma pessoa infectada pelo vírus HIV, geralmente não responde aos medicamentos usuais, como antibióticos e antitussígenos.
10. Sem sintomas
O sintoma mais perigoso do HIV é a ausência de sintomas! Se você acha que está em risco de contrair o HIV, faça o teste. Quanto antes melhor!
É importante esclarecer que a presença de algum desses sintomas, nunca pode ser usada para diagnosticar uma infecção pelo HIV, uma vez que eles podem ser causados por muitas outras causas.
Somente um profissional médico pode diagnosticar a causa desses sintomas e ajudar você a esclarecer dúvidas sobre sua saúde.