Encontrar o seu verdadeiro eu é uma experiência esclarecedora que permite que você se torne auto-suficiente e, finalmente, faça as coisas por si mesmo. Não é fácil descrever a sensação em palavras, mas quando você não tem certeza de quem é, é difícil ignorar o problema e ir além. É claro que conseguir se encontrar não é tão simples quanto beber um copo de água, mas neste guia você encontrará boas dicas para iniciar o processo de busca.
Crie sua própria linha do tempo . Anote quais são os principais objetivos que você deseja alcançar na vida. Não se esqueça de listar os que já foram alcançados, especialmente se eles tiveram um efeito importante no seu modo de ser. Quando a vida nos confronta com problemas e adversidades, nosso sistema de crenças muda e nos faz pensar de maneira diferente. Mas melhor ainda, isso nos faz realmente nos tornar . Tudo o que você escreve em sua lista será uma parte real de você e não um mero reflexo da sociedade.
- Este exercício não é um frade na imaginação; pelo contrário, é uma busca por clareza e identificação. Você pode achar que sua situação e problemas atuais são um impedimento para alcançar seu potencial e verdadeiro eu.
- Reserve um tempo para descrever claramente os eventos importantes da sua linha do tempo passada. Fazer isso é um método muito eficaz de esclarecer as circunstâncias mais relevantes da sua vida. Você será capaz de observar seu passado e as experiências que o formaram sem se permitir permear emoções (o que você faria lendo um diário). Tente raciocinar de maneira simples, prática e concisa, concentrando-se nas lições mais importantes que a vida e suas dificuldades lhe ensinaram.
- Ao analisar experiências negativas passadas, faça um esforço para observar a mensagem positiva que elas foram capazes de ensinar a você, sem refletir sobre os erros e negativos. Cada um de nós, em nossa própria linha do tempo, tem algo “errado”, mas fingir que alguns momentos foram piores que a realidade, ou que eles não existem, certamente não é útil. Pelo contrário, é importante reconhecer que, se não fosse por esses eventos, hoje você seria uma pessoa diferente em um lugar diferente.
Distinga seus próprios pensamentos dos dos outros. A maioria das pessoas (esse fato é mais comum do que você pensa) enfrenta a vida com o piloto automático inserido, praticamente usando um tipo de mapa comum à maioria, relacionado ao funcionamento da realidade. Vá para a escola, arrume um emprego, case-se, pense sobre isso e espere que tudo corra bem. Certamente, essas são dicas muito úteis, mas incapazes de deixar espaço para o verdadeiro você . Então sente-se consigo mesmo. Observe mentalmente se existem crenças que não se baseiam na lógica, mas no que lhe disseram. Todos nós os temos. À luz disso, o que você realmente acha ?
- A sociedade tem uma maneira muito sutil de nos mostrar os desajustados , condenar os perdedores , idolatrar o belo , alienar o diferente . Mas aqui vai uma dica: essa maneira de descrever as coisas não tem base na realidade. Como você se sente sobre o mundo ao seu redor? O que você sente ? Pense no que vocêacha que é certo ou errado e não no que os outros lhe disseram para acreditar.
- Sinta-se livre para pensar de maneira mais concreta. Você realmente concorda com as crenças políticas ou religiosas de sua família? Fazer uma carreira é realmente a coisa mais importante para você? Esses óculos pretos grossos realmente fazem você se sentir legal como os outros dizem? Se a resposta foi não, perfeita! Decidir não se modelar às regras preexistentes não apresenta nenhum problema. Agora tudo que você precisa fazer é desaprender e reaprender. Desta vez, porém, deixe seus instintos guiá-lo.
Índice
Dicas
- Seja paciente. Não é possível estabelecer a priori a quantidade de tempo necessária.
- Escolher ser você mesmo é a melhor escolha que você pode fazer.
- Embora o termo ser você mesmo seja um clichê, quando você está realmente procurando por si mesmo, isso não conta. Certifique-se de que ninguém influencie quem você realmente é, comece a ouvir e aprender com os outros, deixando apenas a escolha final e o consentimento para si mesmo. Entregar-se aos pensamentos dos outros tornará a sua busca pela verdade mais difícil, porque as opiniões dos outros também influenciarão sua idéia de quem você é.
- Durante sua pesquisa, você pode precisar chorar, faça-o; exalar suas emoções é saudável e natural.
- Você saberá que está próximo da meta quando estiver relaxado ou imerso em algo. Nem sempre chega um momento preciso em que você entende que alcançou a iluminação.
- Seja o melhor você mesmo, o melhor que você pode ser.
- Saia da sua zona confortável por um longo período de tempo. Observe como você se comporta e se observa profundamente; você descobrirá aspectos de si mesmo que não conhecia.
- Aprenda a perdoar na esperança de que outros o perdoem.
- Não tenha medo de dormir nela. Não há pressa para tomar decisões e será mais fácil fazer as escolhas certas quando sua mente estiver calma e descansada.
- Não sinta que você é o único a passar por essa missão. No “homem invisível”, Ralph Ellison resumiu muito bem esse processo: toda a minha vida eu havia procurado alguma coisa e, onde quer que eu me virasse, tentava me dizer o que era. Além disso, aceitei as respostas deles, mesmo que estivessem em contradição um com o outro ou mesmo consigo mesmos. Eu fui ingênuo. Fui procurar a mim mesmo e fiz a todos, exceto a mim mesmo, perguntas que eu, e somente eu, poderia responder. Demorei muito tempo e minhas aspirações sofreram altos e baixos dolorosos antes que eu percebesse o que todo mundo parecia saber desde o nascimento: que eu não sou outro senão eu.
- Certo e errado são conceitos completamente pessoais; portanto, não se preocupe muito com isso.
Avisos
- Não crie o mau hábito de mudar constantemente a si mesmo ou a seu comportamento apenas para se adaptar às situações.
- Não fofoque ou fale mal de outras pessoas. Não é destruindo outras pessoas que se segue o caminho do seu conhecimento. Com esses comportamentos, você apenas reduziria sua dignidade como ser humano, além de se tornar desagradável para os outros.
- Não deixe que os outros decidam seu destino. O caminho deles pode não ser o correto para você. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
- Não minta para si mesmo e não tente ser quem você é. Lembre-se de que seu objetivo é ser você mesmo. É por isso que é importante não permitir que os membros da família, a sociedade ou a mídia tomem suas decisões e façam suas escolhas em uma determinada direção, especialmente quando se trata de sua aparência física.
- Não analise demais tudo. Nem sempre há certo ou errado. Se você está tentando, então você está certo.